Mas essas idéias libertadoras podem continuar sendo perigosas para os que ainda tiram proveito das crenças alheias, para os fanáticos religiosos, ou os que acreditam por inércia e cultura. Em pleno século 21 temos que enfrentar as conseqüências da Fé religiosa, e garantir que a liberdade, avanços, direitos e conquistas que todos desfrutamos na democracia secular, não nos sejam negados como no passado de ignorância, onde: “A voz de deus é que era obrigatoriamente a voz do povo”. Agora quem decide são os cidadãos, os eleitores e não os porta-vozes divinos. Toda essa interessante historia da descrença é analisada e mostrada por Jonathan Miller e seus entrevistados, nessa série excepcional e singular de documentários.
Episódio 1: Sombras da Dúvida
Jonathan Miller visita as Torres Gêmeas ausentes para considerar as implicações religiosas de 9/11 e encontrar Arthur Miller e o filósofo Colin McGinn. Ele procura por evidência dos primeiros ‘incrédulos ‘ na Grécia Antiga e examina algumas das teorias modernas ao redor, por que pessoas sempre tenderam a acreditar em mitologia e magia.
Episódio 2: Cara ou Coroa
Com a dominação do Cristianismo de 500 DC, Jonathan Miller pergunta-se como a descrença começou a re-emergir nos séculos 15° e 16° . Ele descobre qua a divisão dentro da Igreja teve um papel mais poderoso que as descobertas científicas do período. Ele também visita Paris, a casa do ateu de século 18, Barão D ‘Holbach, e mostra como politicamente perigoso era enfraquecer a fé religiosa das massas.
Episódio 3: À Hora Final
A história da descrença continua com as idéias de filósofo autodidático Thomas Paine, os estudos revolucionários de geologia e as teorias evolucionárias de Darwin. Ele entrevista Richard Dawinks, autor do best seller Deus, um delírio. Jonathan Miller olha para Freud para visualizar a religião, esta que é uma ‘desordem pensada’. Examina sua motivação tentando fazer uma ligação aos assuntos, sobre morte e o fanatismo religioso do século 21.
Legendas --> Download
Nenhum comentário:
Postar um comentário